quarta-feira, 28 de março de 2018

HOMENAGEM DE ELIZABETE MATTOS A PROFESSORA WALDIR P. MONTENEGRO


HOMENAGEM À PROFª. WALDYR PINTO MONTENEGRO MATOS PELOS
CENTO E UM ANOS DE NASCIMENTO
Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos

      Simplesmente Mulher.
            Humilde, silenciosa, submissa ela se ocultava na penumbra de um horizonte recamado de tabus, preconceitos e censuras.
            Sendo rica, vivia entre rosas e cetins rodeada de mucamas, mas, sem o direito de manifestar sua opinião, seu desejo, até mesmo de escolher o casamento. Como pobre, além da obediência, o sofrimento devido ao grosseiro trabalho doméstico. Isto depois da Revolução Francesa, pois antes, não tinha sequer o direito de acalentar o filho que ao nascer era conduzido ao campo e criado pela ama.
            Mesmo o mais sensível dos homens desfilava indiferente ao sacrifício da mulher.
            Em todos os movimentos, a mulher se misturou com a bravura e a tenacidade da inteligência para conquistar o seu esforço.
            Como heroína tranquila, ele ocupa hoje um lugar de destaque na consideração do mundo. Depois de passar por duras lutas e legítima aspiração de mulher entrou num período de ordem e calma onde é respeitado seu direito; seria para sempre desqualificada se não tivesse dado ao mundo essa prova ardente e irrecusável do seu valor. Nessa sublime consagração a mulher fez uma política inteligente, com lealdade, com patriotismo e com amor à justiça e ao direito. Muitos homens compreenderam e tanto compreenderam que se congregaram para ampará-la e encorajá-la.
            A mulher de hoje executa as tarefas do lar, toma parte na iniciativa e na decisão da família, contribuindo também com o orçamento doméstico. Sua participação está em todos os setores: Política, Letras, Artes, Administração Empresarial, e até nas Forças Armadas; não perdendo seu lado feminino, como a atração pelas joias, o gosto pelas sedas e pelos perfumes. Bem melhor seria se os homens, por combinação unanime e acordo mutuo compartilhassem das tarefas corriqueiras e defendessem com veemência a apostola, a heroína a conquistadora, a cientista, a operária, a catequista, a descobridora de riquezas, sobretudo à mãe de família.
            Para sobrevivência e glória da nossa cidade a Profª. Waldyr Pinto Montenegro Matos, destacou-se na Educação.
            Benditos sejam os defensores da mulher! Bendito sejam os seus estímulos sacrossantos.
Elizabete Mattos
Presidente de Honra do
Clube do Poeta do Sul da Bahia,
Núcleo Ibicaraí,
Nivaldo Melo/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO