quinta-feira, 12 de outubro de 2017

DOUTORA DENUNCIA DEMISSÃO

  Drª. Mabel Andrade, neurologista.

Em minha carreira de médica me deparo com algumas situações que me desanimam. Fui chamada para ser Plantonista no hospital de Ibicarai, que entre os médicos , tem uma péssima fama de pagar muito abaixo do valor normal , desvalorizando nosso trabalho . Ainda assim fui. 
Por onde passo sou conhecida como “ chata” , mas somente por aqueles que fingem trabalhar , porque quem “ chega junto” , normalmente não me quer longe . Sou do tipo que faço meu trabalho com amor , humanizado , comprometida , não falto, não chego atrasada, trato pacientes como se fossem conhecidos . E cobro da secretaria de saúde atitudes. Além
Disso , como neurologista , trouxe pela primeira vez na história do município , um atendimento de Neurologia pelo SUS. Recebi várias visitas de vereadores nos meus plantões elogiando meu trabalho . Nunca na minha carreira fui demitida, pelo contrário, quando acho propostas melhores , deixo sempre uma porta aberta para retornar . 
Fui orientada a trabalhar no município por uma missionária da igreja que é amiga da família, pelo fato do gestor e sua esposa também ser evangélicos . Mas me deparei com alguns absurdos que a população precisa saber . Me deparei com um
Salario vergonhoso .Andando  aí do lado em st Cruz da vitória , floresta azul, itape, barro preto já podemos ver a discrepância nos valores dos salários . Me deparei com pacientes internatos por 60 a 90
Dias com apenas uma pendência para resolver seus problemas , um simples torpedo de oxigênio, ou às vezes um exame que custa 90 reais mas que ninguém resolve . Me deparei com paciente vítima de parada cardíaca , onde me envergonhei por estar naquele local , porque o desfibrilador não funcionava, o ambu para ventilar não funcionava , o tubo para entubar fora da validade , entre outros absurdos . Registrei tudo isso em livro de ocorrência , que provavelmente irá sumir a partir desse momento , mas eu tirei uma cópia , além de comunicar as diretorias de enfermagem e administrativa . Nada foi feito . 
Em meio à tantas coisas realmente sérias , não prezando pela qualidade , mas sim pelo poder , a primeira dama esteve presente em meu último plantão . Por volta das 21hs, primeiro fez p guarda abrir as portas do fundo , já trancadas esse horário por questão de segurança , mas a mesma não queria entrar pela porta da frente e ser vista . Exigiu que a enfermeira fizesse um trabalho fora da obrigação Dela, que foi olhar a pressão da primeira dama dentro do seu carro . Neste momento fui informada que a mesma estava no hospital para ser atendida , desci para o consultório imediatamente para atende-la , porque é lá que atendemos TODOS os pacientes . Por questão de estrutura, e higiene . Haviam 2 únicos pacientes nesse momento aguardando . Aguardei A primeira dama Alessandra  para o atendimento  , quando fui informada que a mesma foi embora e se recusou a ser atendida no consultório onde as outras pessoas são atendidas. 
Em toda minha carreira nunca vi nada parecido , atendo nos hospitais prefeitos , pai de prefeito , filhos , todos  com muita humildade . No dia seguinte o prefeito ligou para o hospital para confirmar se neguei mesmo “  atendimento especial “ a primeira dama , e imediatamente emitiu minha demissão. Sem se preocupar com a qualidade do meu serviço , que pode ser provado pelos pacientes e equipe , mas sim em abuso de poder.   Em conversa com a mesma , foi totalmente contraditoria, primeiro disse que estava com uma roupa inapropriada , porém estava acompanhada de dois homens , o secretário de financias e um outro que não conheço . Tenho certeza que a equipe e os dois únicos pacientes ali , não iriam olhar sua roupa . Depois mudou a conversa e disse que não foi para ser atendida por mim, mas foi esse o recado que a enfermeira me deu , e foi essa a pergunta que o prefeito no dia seguinte fez antes de me demitir . 
Não fiquei revoltada com o emprego, apesar de gostar muito da equipe, mas é uma região onde não investe na saúde e torna praticamente impossível realizar um bom trabalho , mas me chateei com o absurdo que foi a situação , Ainda mais vindo de pessoas evangélicas , que há pouco tempo não tinham absolutamente nada . Mas já com poucos meses abusam
Do poder dessa forma ao invés de se preocupar com o que realmente é importante , como o material em casos de parada cardíaca que faltam, ou exames de valores irrisórios que mantém pacientes por meses internados. Não adianta visitar assentamentos , fazer um trabalho “ social “ , se na oportunidade que tem, abusa de um poder que aliás, não tem . Digo , que graças a Deus , prefeitura passa, uns 4 a 8 anos no máximo , mas eu, devido à todo meu estudo e esforço , permaneço médica e neurologista pelo resto da minha vida . E continuo a fazer meu trabalho , de forma particular no
Município . O caso será devidamente denunciado ao
Ministério público .

57 comentários:

  1. Por isso que não gosto de Evangélicos ou fanáticos religiosos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu trabalho������
    Vc é uma excelente profissional.



    Você vai continuar atendendo onde?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhei um atendimento dessa mesma médica em um posto de saúde na zona rural de Arataca onde todos elogiaram a forma como ela procedia. E tanto é verdade que qd o prefeito da época deu calote nos pagamentos e ela resolveu se desligar o povo do referido lugar fez abaixo assinado pra que ela retornasse.

      Excluir
    2. Ninguém tem culpa se a saúde é de merda nessa região. Infeliz o lugar onde o certo é errado e o errado é certo. Chato é quem trabalha direito, honesto, ético.

      Excluir
    3. Pq será né...talvez pq vc nunca perdeu nenhum ente querido por falta de recursos... pois meu cunhado perdeu a mãe dele por exatamente esses problemas em Ibicarai

      Excluir
  4. Não é que ela goste de criar problema, é que ela vê errado e denúncia. Se todos nós fizéssemos denúncias das coisas erradas que vemos, nosso país não estaria como está hoje. Ela tá mais que certa, tem q falar msmo. O problema é que as pessoas só denunciam..qndo morre um parente por falta de material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh verdade, infelismente fomos acostumados a conformidade, ou aceitar o mínimo daquilo que nos é de direito! O povo precisa se pronunciar mais, discutir mais, questionar, discordar e cobrar mais também! Pelo bem de todos e pelo real significado da cidadania!

      Excluir
    2. Quando a pessoa é justa e honesta, não gosta de ver coisas erradas!!! Eu dou valor para gente igual a Drª Mabel. Tem que falar mesmo.

      Excluir
    3. Até então só foi citada a versão da neurologista, gostaria de ouvir a versão da Primeira dama e dos que estavam presentes nesta situação. Só assim poderíamos falar algo a respeito do acontecido.Pois até então a Sra Alessandra está sendo a vítima.

      Excluir
    4. Já foi dito no texto da médica as " "duas" versões covardes e contraditórias da primeira dama e com certeza usando do tal " poder" que momento ela diz ter não terá o minimo de pudor ao inpor aos funcionarios envolvidos( que na sua maioria são funcionarios da prefeitura)que confirmem uma das suas versões.E assim caminha a humanidade

      Excluir
    5. e eu que acreditava que seria um bom gestor. mim enganei mais uma vez.

      Excluir
    6. e eu que acreditava que seria um bom gestor. mim enganei mais uma vez.

      Excluir
  5. Sera que a postura da médica era motivo para demissão? Qual olhar está sendo dada as prioridades hospitalares que o povo tem? Essas são questões importantes para serem refletidas! Criticamos tanto este tipo de postura discriminatoria?! Será que demitir era mesmo o caminho? Fica a pergunta!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Ela foi autêntica, foi consciente, foi profissional que sabe da sua competência, foi sincera em se indignar e cidadã em não aceitar um gesto indevido sem real justa causa, foi consciente em se manifestar a respeito...diz o ditado: quem não deve não teme.

      Excluir
    2. Ela foi autêntica, profissional, consciente da sua posição, e competência, cidadã exercendo seus direitos de manifestar-se afinal como diz o ditado: quem não deve,não teme!

      Excluir
  7. A Médica está certa.Quando se faz um trabalho de qualidade,exige condições de trabalho,somos taxados de chatos, abusados e polêmicos. As pessoas são omissas, ficam escondendo os erros. Poder passa rápido, 4 anos, já estamos no final do ano Dra.Vc continua Médica, eles vão ser porcaria nenhuma.Não são Evangélicos, e sim, falsos profetas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedir um atendimento diferenciado é até aceitável,sem esquecer que nem todo mundo pensa igual, esquecer a humildade pelo cargo que ocupa é um gesto perigoso! E humildade é o caminho para tudo, principalmente para a vida pública! Vamos pensar em todos como seres iguais, independente de posições ....coerência é a palavra de ordem em certos momentos!

      Excluir
    2. Se lutamos pela democracia, reconhecimento de direitos iguais seria bom que está bandeira continuasse sendo sacudida por todas as pessoas estando ocupando posições ou não! Exercitar o direito não é exercitar o poder!

      Excluir
    3. Atendimento diferenciado? A primeira dama é melhor q quem? Ela é como qqr outro cidadão, tem q usar o serviço público sim. Não aos privilégios políticos!

      Excluir
  8. Arataca é igual ou pior do que Ibicaraí. A Médica é competente, não gosta de trabalhar sem as minimas condições, aí estes Prefeitos que são na maioria semi-analfabetos, com puxas-sacos safados, querem que o profissional finja que está tudo bem, e ainda ficam fazendo comercial de que tudo é mil maravilhas. Vc não perdeu nada Dra.Faz bem em denunciar. Não aceite esta conivência com o que é errado.

    ResponderExcluir
  9. A cara dela de insuportável já diz quem ela é, ela quer é se aparecer minha filha colocar uma melancia no esxoco5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser puxa saco do prefeito, não é?
      Quando a profissional não presta, o que não falta é comentário ruim.
      Mas continue assim, lambendo o cu dos prefeitos... Mas não fique doente não viu!!!
      Você vai entrar no hospital e olhar se realmente é verdade?
      Faça isso mesmo

      Excluir
    2. E vc deve ser um(a) recalcado(a)morrendo de inveja da beleza e competência da médica em questão. Vai estudar, escrever certinho, quem sabe assim vc para de puxar saco de politico e consegue alguma coisa com o próprio esforço. Enquanto isso... beijinho no ombro. Isso mesmo dra.denuncie sempre. Foi pra isso que a sra. estudou.

      Excluir
  10. Parabéns por sua atitude Dra! Tem que tornar público mesmo. Vigilância, vão fazer inspeção neste hospital, e em todos estes hospitais de municípios menores. Não tem condições de funcionar, Fecha estas geringoncas. Acaba com a arrogância destes gestores irresponsáveis.

    ResponderExcluir
  11. Sou médico e já vi tais absurdos inúmeras vezes, já denunciei no Fantástico (Rede Globo de Televisão) - onde participei de 3 programas nos últimos anos, já fiz várias denúncias no Ministério Público e, apesar dos criminosos estarem sendo processados, os donos do poder ainda são OS MESMOS. Mas, anima ver que alguns POUCOS têm coragem e personalidade como minha colega Dra, Mabel Andrade. Simples povo de Ibicaraí: demitam o Prefeito nas próximas eleições, junto com ele a Princesa de Vidro.

    ResponderExcluir
  12. Creio que pelo pouco tempo de gestão, nosso ilustríssimo gestor por voto popular legítimo ainda confunde as normas de instituição onde por onde serve e se dedicou a uma vida onde tinha como base, o manda quem pode e obedece quem tem juízo sem questionar, é uma função pública imensamente respeitosa mas antagonista a função pública de gestão que ao contrário assegura direitos de questionamentos, e melhorias ao público comum a todos momento, que luta para quebrar hierarquias de poder e de distâncias entre quem manda é quem obedece, que tem como base uma democracia onde a voz mais ouvida dele ser a popular que determina muito nas ações do executivo! Estes valores são básicos no exercício de uma vida pública honrosa é justa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você gosta de falar difícil assim mesmo, ou é mais um babaca defendendo esse prefeito?
      O PROFISSIONAL TEM QUE VÊ AS COISAS ERRADAS E FICAR CALADO?
      MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUÍZO....
      LAMBE O SACO DO PREFEITO QUEM QUER.
      Deixa de ser idiota.
      VOCÊ HÁ DE ME CONVIR,QUE MEU QUERER É MUITO GRANDE, MAS MEU PODER É LIMITADO, RAZÃO PELA A QUAL, NEM TUDO O QUE EU QUERO EU POSSO... BLÁ BLÁ BLÁ
      Palhaço desse.

      Excluir
  13. Já passei por essa dr, ela é muito prepotente se acha a tal demorou de ser demitida, se ela achava que era ruim, pq fez isso quando foi demitida? deveria então ter denunciado antes e pedido demissão. MUITO DUVIDOSO,QUAL SERÁ O REAL INTERESSE DELA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome vergonha... vc deve ser um dos puxa saco do prefeito.

      Excluir
    2. Você com certeza é mais um desinformado que precisa babar ovo de politico pra sobreviver e porisso tem que fazer média a qualquer custo. Procure se informar antes de tecer comentários encomendados a respeito do trabalho dessa moça. Mas com certeza o interesse dela não é o mesmo seu pq estudou pra ser médica e vc por não estudar tem que se conformar em ser puxa saco.

      Excluir
  14. Essa Dra trabalhou aqui em Una, é uma excelente profissional, não tenho reclamação de sua pessoa.Você está certíssima Mabel tem que denunciar mesmo logo assim procura uma solução o povo merece respeito. Parabéns pela sua atitude.ass: Leandra Sampaio

    ResponderExcluir
  15. Gostei da atitude da médica , pena que tdo vai terminar em pizza , ninguém faz nada pra melhorar nosso hospital , passa gestão entra uma nova é nosso hospital continua precário.

    ResponderExcluir
  16. Parece piada so fez a denuncia depois de demitida!!!! Prepotente ao extremo essa cobrinha ai

    ResponderExcluir
  17. Reclamar de salário, de falta de "mínimas" cindições de trabalho depois de demitida é fácil. Por que não o fez enquanto empregada estava, procurando outro que atendesse todo o potencial de que dispõe?
    Só observo...

    ResponderExcluir
  18. Aplauso a Dr,pois a sua atitude foi corajosa sim,e creio que vc pode ser considerada chata pelo simples fato de não aceitar os erros,e não concorda com esse tipo de atitude.esta correta sim Dr.pois ninguém é melhor que o outro não,e creio que deveria sim dar o exemplo.

    ResponderExcluir
  19. Essa primeira dama se acha a mulher ja tem cara de antipatica,se acha e olha as pessoas como ae fossem.menoa que eoa querida 4 anos voa e se continuar borsal abusando do.poder do marido vai volta pra miseria de onde veio essa mulher lambia o chao dos pobres naa carriatas hoje pasaa pelos mesmos com cara de nojo , lula brandao otimo prefeito humilde mais a 1 dama e uma cobra...

    ResponderExcluir
  20. Muito fácil a turma do prefeito agora dizer que a doutora é problemática, por que quando de sua contratação não foram atrás "desse passado" que agora surge oportunamente. vamos cuidar da nossa cidade e nosso povo, mais nada me espanta, pois esse grupo é a junção do que há de pior na política de IBICARAÍ.

    ResponderExcluir
  21. Triste e lamentável toda essa situação... Brandao e sua esposa so sao 4 e talvez 8 mas a dignidade de alguns funcionários continua

    ResponderExcluir
  22. Os municípios da região sul da Bahia são todos carentes de bons profissionais, sim ela é ótima, mas antes de aceitar um emprego existem cláusulas mas como muitos dos nossos profissionais da área da saúde principalmente médicos acham que tem o poder da cura, vida e morte se aproveitam para extrair o máximo de benefícios em cima de anos de estudos.
    Então... Antes de assinar um contrato verifique se seu objetivo e metas terão suporte para serem alcançados, caso contrário como ela diz que sempre será médica, procure outra região. E é muito feio querer falar da crença, religião, conduta, opção seja lá o que for das pessoas, se comporte como uma ótima profissional que é se manifeste se criticar a fé das pessoas, dentro das religiões tem pessoas sérias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk esse é puxa saco mesmo.

      Excluir
    2. Tem q criticar a parte religiosa mesmo, pq se espera no mínimo uma boa conduta de uma pessoa q se diz religioso e q se acha salva por Deus. Outra coisa, as propostas dessa região é indecente,tem q resolver isso aí, nada de se colar colou. Quer calar a boca do povo? Faça um bom trabalho B

      Excluir
  23. Eu como usuária acredito que todos devem ser atendidos da mesma forma. Conheço a índole da primeira dama e TENHO PLENA CERTEZA de que a mesma não procedeu como foi descrito pela a médica, que já tem um histórico comprometedor.... Qnts médico existirem assim devem ser demitidos para que os que se comprometem honre seus compromissos, assuma de verdade suas responsabilidades. O quesito religioso não influencia no problema de saúde de alguém ao procurar atendimento médico?
    Quando estava trabalhando, apareceu em público para realizar qualquer queixa sobre o trabalho, pagamentos ou condições do mesmo? Espero que outros como essa médica, não trabalhem em nosso município e que venham pessoas que querem realmente trabalhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OUTRO BABACA QUE LAVE O CU DO PREFEITO FALANDO

      Excluir
    2. Honestamente fica dificil entender.
      " Médico comprometido e que honra seus compromissos" seria o que sai do seu local de serviço em horario de trabalho para atender os caprichos de uma primeira dama que se recusa a entrar e ser atendida no mesmo local onde o povo que elegeu o seu esposo está por puro abuso de poder? É por essas e outras que esse país está desse jeito.

      Excluir
  24. A verdade com certeza não será escondida! Cada parte sabe o que realmente ocorreu! Espero que este cASO seja esclarecido na íntegra e sem histórias distorcidas para que as pessoas não sejam simplesmente massa de opinião! Se foi erro tem que ser apurado e corrigido ou pela médica ou pela equipe gestora! Eliminar atitudes arbitraRias é de nosso interesse!

    ResponderExcluir
  25. Ah ta! Só porque é primeira dama o atendimento tem que ser feito no carro? Por que? Ela é melhor que a população de Ibicaraí! E aí demite uma médica tão competente porque tem que ser do jeito deles, cheio de estrelismo! Me poupe! Na hora da campanha politica é o velho texto, somos todos um só e na prática se vê que são tão discarados como todos os politicos desse país! Dra Mabel a você todo meu respeito e apoio! Fez o correto! Se quer ser estrela manda ir pro céu ou se pendurar no topo da arvore de natal!!

    ResponderExcluir
  26. Entra ano e sai ano e Ibicaraí só perdendo bons profissionais.
    Não é a primeira médica a deixar a cidade quando vinha fazendo um bom trabalho.
    Outra questão que não estou vendo as pessoas comentarem é a falta de equipamentos e estrutura do hospital. Todos com a visão tão distorcida do ocorrido, seja situação seja oposição, preocupados em discutir sobre a questão da primeira dama e esquecem que materiais de emergência estão em falta no hospital. Quando for alguém da família no hospital necessitando vão ver como faz falta.
    Espero que consigam outro neurologista pro hospital já que conseguir consulta pelo SUS em itabuna é impossível e não é todo mundo que tem dinheiro pra pagar consulta em clínica particular.

    ResponderExcluir
  27. Sempre a problemática Mabel.... se as equipes fossem escrever aqui o perfil dela, certamente não apoiariam tantos adjetivos dados a ela por ela mesma. Prepotente, não fala com o pai, subestima os sintomas dos pacientes...tem coragem de dizer que é humanizada.....nao é nao.....ou é quabdo convém.... discute com pacientes dizendo que o que ele tem nao é emergência.....coloca ampola de medicação na geladeira pra ser administrado de forma mais doloroso nos pacientes que ela julga ser pitiaticos... dizer ser neurologista, mas não fez residência, porém é ilegal de dizer que é... os locais que trabalha não volta mais, pq sempre deixa problemas.

    ResponderExcluir
  28. Eu sei é que esse hospital está entregue as baratas. Meu sobrinho foi ser consultado e o médico que atendeu colocou a lanterna do celular na boca do meu sobrinho para verificar a garganta. Isso é uma vergonha, nem uma lanterna médica o hospital não dispõe. Isso é uma sacanagem. Quantas bactérias existem em um celular? Pelo amor de Deus gestor, vc entrou já tem 10 meses, é uma lanterna é inadimissivel não ter. Aff...indignada!!!! Ehhhh Ibicarai que dá vergonha!!!

    ResponderExcluir
  29. Não sou de Ibicaraí e acho lamentável esse tipo de conduta, mais quando vc co hece o histórico da doutora, vc para p analisar a situação e se realmente aconteceu. Muitos q aqui defendem não conhecem a fama dela no seu Município de Origem. Procurem saber de sua fama de gostar de adorar chamar atençao e criar situaçoes distorcidas por ela mesmo e veram que tem conversas dela no texto e no audio q são contraditórias.Dra se vc se considera tão boa e humana como fala, as portas não se fecharão nunca pq só Deus vc e a primeira dama sabem de toda verdade e o que realmente aconteceu. Aqui se faz e aqui se paga e que a verdade venha a tona. Ah e outra seu título de doutora é pra trabalhar como tal e nao falar de Religião e generalizar um grupo religioso como fez.# Fica a fica.

    ResponderExcluir
  30. A.minha pergunta é:
    Pq não fez a denúncia no ministério público antes de ser demitida, qdo viu todas as coisas erradas, pq só agora vai denunciar?
    Já era pra ter debunciado desde qdo viu irregularidades, agora só Est á parecendo fazer por vingança!
    Hipocrisia

    ResponderExcluir
  31. Quem não conhece essa médica, não fiquem falando sem saber....maa procurem.o histórico delas nos municípios.....medico bom é aquele que faz seu serviço se médico e que no mínimo atenda seu cliente bem.....e ela atende conforme seu humor.....e olha que é difícil estar bem humorada. Ela é grossa e prepotente, acha que por ser médica pode fazer o que quiser....mas engana-se!

    ResponderExcluir
  32. "O poder em si é neutro. Nas mãos de uma boa pessoa ele será uma bênção. Nas mãos de uma pessoa inconsciente, será uma maldição. Durante milhares de anos condenamos o poder, mas sem compreender que não é o poder que deve ser condenado, mas as pessoas que devem ser limpas de todos os maus instintos que estão ocultos dentro delas."

    (Osho)

    ResponderExcluir
  33. Dra. Mabel
    Vc me atendeu ontem no HJV quando cheguei com uma simples dor de garganta, mas que muito me incomodava. Foi gentil e competente e gostaria de parabenizá-la pela coragem com que enfrentou a situação descrita nesta sua narrativa.
    Abraão Lincon disse que para se conhecer uma pessoa desse o poder a ela. Foi o "poder" no cargo de prefeito que revelou quem são, tanto o prefeito com de sua mulher.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO