terça-feira, 28 de março de 2017

100 ANOS DA PROFª. WALDIR

100 ANOS DA

PROFª. WALDIR PINTO 

MONTENEGRO MATOS


Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos

         Isso mesmo. Se estivesse ainda encarnada entre nós, hoje, 28 de março de 2017, a Professora Waldir Pinto Montenegro Matos, estaria comemorando o seu Centenário.
Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos, filha de Francisco Pinto Montenegro e Rita Moraes Montenegro, nasceu no Sítio Lameirão, no Município de Caetité-BA, no dia 28 de março de 1917.


         Aprendeu as primeiras letras, tabuada e contas, com sua mãe Ritinha.
         Aos 20 anos, foi lecionar na Vila de Santa Rosa de Condeúba, iniciando a sua vida acadêmica, primeiro como professora do município e, em 1938, participou de um Concurso realizado pelo Estado para professores leigos, ficando entre as cinco primeiras colocadas, foi contratada pelo Estado, sendo nomeada em 6 de maio de 1938, para lecionar na Escola Estadual de São João do Alípio, do Município de Condeúba.


Profª. Waldir Pinto Montenegro
         
      A Profª. Waldir Montenegro, casou no dia 27 de fevereiro de 1940, com o Profº. Oscar de Queiroz Matos, filho de José de Queiroz Matos, irmão do Cel. Horácio de Matos, e Virgilina Maria de Jesus.
         Após o casamento foram morar em Santana-BA, no Distrito de Penamá, hoje, Município de Serra Dourada-BA, onde o Profº. Oscar lecionava. No dia 11 de março de 1941, nasceu o seu primogênito que recebeu o nome de Osdyr, anagrama de Oscar e Waldir, que formou-se em Odontologia.   


Profª. Waldir, 


Osdyr, com 11 meses de idade 

e Profº. Oscar
        
               De Serra Dourada, foram morar no Distrito de Açude de Macaúbas, onde nasceu a sua primeira filha chamada Walmar, que veio a falecer poucas horas após o seu nascimento.

Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos,
sentada do lado esquerdo do seu esposo,
Profº. Oscar de Queiroz Matos,
e seus alunos de Livramento-BA
                  Em seguida moraram em Livramento-BA, onde nasceram mais três filhos chamados: Walmar – junção de Waldir e Oscar, formado em Geografia, Magnólia, graduada em Medicina, com especialização em Anestesia, e Osdymar – anagrama de Osdyr e Walmar, Bacharel em Direito.


Profª. Waldir com alguns colegas professores e a

primeira turma do Ginásio 14 de Agosto.

         Com a criação do Ginásio 14 de Agosto, veio morar em Ibicaraí-BA, chegando no dia 13 de abril de 1954, para lecionar as disciplinas Geografia, História Geral e do Brasil, deixando a sua família na cidade de Livramento.
         Morou na casa da senhora Edite Costa e em um evento em comemoração do aniversário do Padre Raimundo Araújo, reencontrou três grandes amigas, conhecidas na cidade de Condeúba, as irmãs Edite, Eulinda e Zení Castro que ofereceram os seus préstimos.

Profº. Oscar e Profª. Waldir

Família Montenegro Matos

         Um ano após, chegou em Ibicaraí o seu esposo Profº. Oscar, exercendo a função de Diretor das Escolas da sede de Ibicaraí e em seguida foi nomeado Delegado Escolar, juntamente com os seus quatros filhos legítimos, Osdyr, Walmar, Magnólia e Osdymar (Dima) e duas filhas de criação, Eduarda Maria da Silva e Jacy Josefa Vieira.

Profª. Waldir e Profº. Oscar

com alguns alunos da primeira turma

da Academia de Educação Montenegro

         Após o Ginásio 14 de Agosto, fundou no dia 18 de março de 1956, a Escola Comercial. Na sequencia a Escola Técnica de Comércio, Escola Normal de Ibicaraí, Escola Técnica de Ibicaraí, Ginásio Secundário de Ibicaraí, Escola de Enfermagem e Núcleo Avançado, que se fundiram-se em uma só instituição, que passou a ser chamada de Academia de Educação Montenegro – Academia porque significa lugar onde se ministra instrução e Montenegro sobrenome da sua família.

Formatura da Profª. Waldir

em Técnico em Contabilidade

         O grande orador professor Plínio de Almeida, foi convidado para abrilhantar com a sua oratória, as comemorações de um ano da criação da Escola, no Clube Social de Ibicaraí, evento que a Profª. Waldir não pode comparecer pois no dia 18 de março de 1957, nascia o seu caçula que recebeu o nome de Waldyr Montenegro Matos Júnior – Relações Públicas, Jornalista e Publicitário.
         Política atuante, foi a primeira Vereadora eleita no Município de Ibicaraí, de 1959 a 1962, juntamente com a professora Zilda Mascarenhas.

Portaria de Reconhecimento do
Curso de Educação Física

Liderou o primeiro e único “Impeachment” realizado no Município de Ibicaraí, afastando o segundo Prefeito por improbidade administrativa.
         Aos 58 anos, resolveu fazer o Concurso Vestibular na antiga FESP – Federação da Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, hoje, UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, sendo aprovada no curso de Pedagogia, ao qual concluiu com louvor.
                 A Prefeita Monalisa Tavares, homenageou a Profª. Waldir, dando o seu nome ao Núcleo de Educação Permanente, do Hospital Arlete Maron de Magalhães.


         Empreendedora incansável, idealizou e fundou em 1989, a primeira Faculdade de Educação Física particular do interior do Estado da Bahia, em Ibicaraí-BA, no meio de 417 Municípios baianos. Seis meses após, em 1990, a Faculdade de Educação, com o primeiro Curso de Pedagogia e em 1999 os primeiros Cursos de Secretariado Executivo Bilíngue, e Turismo, ambos bacharelados.

Profª. Waldir e seu patriotismo

         Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos, sempre foi muito perseguida no Sul da Bahia, sendo considerada como forasteira e discriminada como Mulher e Professora, pelos Coronéis do Cacau, sem se deixar abater e vencendo a tudo e a todos com dedicação, trabalho, honestidade e muita probidade.
Profª. Waldir

         Na fachada da Academia de Educação Montenegro sempre mandava pintar em dois livros abertos as seguintes frases: “SEM AS LETRAS A VIDA É MORTA” e “ABRIR ESCOLAS PARA FECHAR PRISÕES”.

         Sob a supervisão da Profª. Waldir, de 1956 até o ano 2000, passaram 31.176 alunos pela Academia de Educação Montenegro.
            O Vereador Givanilson Francisco dos Santos, (Van Transportes) homenageou a Profª. Waldir, colocando o  seu nome na Biblioteca Pública Municipal de Ibicaraí.

O Prefeito Lenildo Santana,

reformou a Biblioteca Profª. Waldir,

em 07 de Setembro de 2010.


         Infelizmente no dia 11 de outubro de 2011, desencarnou aos 94 anos e 7 meses, de trabalho incansável em prol da Educação de Ibicaraí, da Bahia e do Brasil.
               A Vereadora Adriana Assis, foi a autora do Projeto de Lei nº. 0917, de 11 de outubro de 2013, que alterou o nome da Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, para Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos.
               

         Obrigado Mainha.

        

        
        


2 comentários:

  1. Hoje, sexta-feira 31/03/2017, pesquisando, deparei com a belíssima reportagem sobre uma das mais ilustres professora que conheci então, no meu pequenino LIVRAMENTO, +/- no ano 1943, quando então seu marido OSCAR DE QUEIROZ MATOS, outro exemplo de SUPER Professor, em diálogo com Regina Guimarães Meira, minha inesquecível mãe, sugeriu que deveria aproveitar o seu filho - Valter - enviando-o para a Escola Normal de Caitité/Ba, sugestão aceita e para lá fui mandado estudar (início de uma longa história). Certo é que nunca me esqueci (hoje estou com 87 anos) do casal de professores, relato inclusive em minha inacabável autobiografia.

    ResponderExcluir
  2. Não tive o prazer de ser partícipe destatus maravilhosa história (embora sendo ibicaraiense), mas tive a grata satisfação de estar com a professora. Waldir, algumas vezes; sou irmão do Pote; filho de Glória

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO